Ikebana - Uma arte Milenar

Conta a lenda que Sidarta Gautama (o Buda) se deparou com belas flores caídas no chão por onde passava e, para aumentar sua vitalidade, colocou-as em um vaso com água. Foi então que surgiu essa arte milenar, que se iniciou na Índia, onde começaram a fazer arranjos com o nome de Ikebana, onde IKE significa dar vida, vivificar, e BANA significa flores. Essas flores eram colocadas nos altares dos  templos budistas a fim de ornamentar e decorar.  Mas ao longo do tempo esses arranjos foram ganhando significado.


Depois de começarem a serem produzidos na Índia, esses arranjos migraram para China e posteriormente para o Japão, onde se tornou uma arte muito praticada e reconhecida. Além de decorar, as Ikebanas trazem princípios espirituais e são arranjos mais clean. Seus princípios espirituais são a busca pela paz interior, o equilíbrio, a sensibilidade e a harmonia com a natureza por meio das flores. É também considerada uma forma de meditação.


A estruturação do arranjo é feita por 3 linhas: o céu (shin), o homem (soe) e a terra (hakae). A haste central é a mais importante, simbolizando o céu. A segunda haste é colocada lateralmente dando efeito de crescimento. Ela deve ter 2/3 do tamanho da haste central. Essa haste secundária representa o homem. Já a terceira haste, representando a terra, deve ser colocada à frente e é a mais curta.


A arte de fazer Ikebanas promove bem estar espiritual, pois contém em seus fundamentos um profundo respeito pela humanidade, pelo espírito e pela natureza. Ela tem como objetivo alegrar a vida, trazendo sentimentos puros, de paz, segurança, relaxamento.


Existem vários tipos, vertentes de Ikebana, mas o mais importante a ser considerado é a profundidade dessa arte, que busca o belo de dentro para fora, purificar seus sentimentos, para assim vivificar e energizar a beleza de um espaço.

Espero que tenham gostado desse conteúdo e convido todos a conhecerem mais essa arte.

Um beijo,
Manoela Santiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa de bebidas